
| voltar |
Embora a oferta seja elevada, existe um problema para a falta de candidaturas a estes postos de trabalho: os salários. Para os sindicatos a grande questão está na" política de salários baixos e de trabalho precário", que acabam por levar os "melhores profissionais" a emigrarem.
As indústrias do calçado, têxtil, metalurgia, construção e restauração precisam de mais de 147 mil trabalhadores, noticia o “Jornal de Notícias”. Ainda assim, “os mais competentes” acabam por emigrar, devido aos salários baixos.
Com o crescimento da economia nacional, as empresas de vários setores têm alertado para a falta de mão de obra, de acordo com o JN. E embora existam 424 mil desempregados em Portugal, segundo dado do INE referentes a novembro de 2017, só os setores da construção, hotelaria e restauração necessitam de quase 147 mil trabalhadores.
Já as indústrias do calçado, têxtil, vestuário e metalomecânica querem preencher, em conjunto, quase 37 mil funcionários.
Ainda que a oferta seja elevada, segundo o JN, existe um problema para que não haja muitas candidaturas a estes postos de trabalho: os salários. De acordo com os sindicatos, citados pelo matutino, a grande questão está na “política de salários baixos e de trabalho precário”, que acabam por levar os “melhores profissionais” a emigrarem.
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/industrias-procuram-mao-de-obra-so-na-construcao-hotelaria-e-restauracao-sao-precisos-de-147-mil-trabalhadores-253677

A situação da Construção em Portugal

Governo promete de novo IVA a 6% nas obras de construção

Casas Modulares versus Construção Tradicional

Biomassa

UMA EVOLUÇÃO, AO LONGO DE MAIS DE 40 ANOS, CIMENTADA NO TRABALHO, DEDICAÇÃO E NO ACOMPANHAMENTO DO MERCADO

Instações de Sistema Solar