portugues ingles frances espanhol alemao
Apoio ao Cliente
9H-13H e 14H-18H

21 247 65 00

Faça Login ou
adira ao Portal Líder

Log In | Novo registo
Bem-vindo/a, Visitante

A. Atelier Arquitecto Joaquim Massena, Lda.

voltar

Sobre nós:

O Atelier Arquitectos Joaquim Massena exerce a prestação de Serviços de Arquitectura há mais de 30 anos no território Português e Estrangeiro, obras de autor, de Raíz, Urbanismo, de Preservação e Manutenção do Património. Hoje, o Atelier dos Arquitectos Joaquim Massena, situa-se no centro histórico do Porto, Património da Humanidade.

O Atelier é conduzido pelos Arquitectos Joaquim Massena, Joaquim Filipe Massena e Joaquim Diogo Massena, os quais desenvolvem uma actividade intelectual na concepção artística e técnica dos objectos arquitectónicos a que são chamados a intervir, recriando conceitos e modelos apoiados no conhecimento cultural, social e económico.

Principais Obras e Prémios:
Mercado do Bolhão – Projecto de Reabilitação e 1º prémio com distinção e louvor por unanimidade
Estádio Municipal de Gaia – Projecto de Raíz
FILDA Feira Internacional de Angola – Estudos Prévios
Complexo Residencial e Cultural da antiga Fábrica de Cerâmica das Devesas – Projecto de Reabilitação
Parque da Cidade de Vila Nova de Gaia – Projecto de Requalificação / Raíz
Cine-Teatro Eduardo Brazão – Projecto de Raíz
Campus Escolar da Serra do Pilar – Projecto de Raíz
Igreja da Lapa Porto – Projecto de Restauro
Quinta Santa Cruz do Bispo – Projecto de Restauro e Reabilitação

Joaquim Orlando Massena, arquitecto do Lugar, nasceu no Porto em 1953, acredita no projecto participado, tem a natureza como escala e a vida como forma das suas obras. Recusa o estereótipo e considera a arquitectura rigorosa, democrática, artística e ao serviço das pessoas.

O Arquitecto Joaquim Massena, fundador do Atelier, é Mestre em Restauro e Reabilitação do Património pela Universidade de Alcalá de Henares (Madrid, 1997), esteve, durante 12 anos, ligado ao sector público, integrando os departamentos de Urbanismo das Câmaras Municipais do Porto e Vila Nova de Gaia.

Joaquim Massena é também responsável pelo projecto de conservação e restauro das fachadas e torres da Igreja da Lapa, no Porto, e, mais recentemente, pelo projecto do Campus Escolar da Serra do Pilar, a primeira Escola dos Sentidos do país, que visa fomentar a aprendizagem espontânea das crianças e constituir uma extensão da habitação.

Paralelamente à actividade no atelier é, desde 1992, Professor Convidado na Escola Superior Artística do Porto, da qual foi um dos membros fundadores, e, desde 2004, lecciona no Instituto Superior Politécnico de Gaia.

As suas irreverentes e frontais considerações sobre a Arquitectura têm motivado a sua participação em diversas acções cívicas e pedagógicas em várias escolas, conferências, seminários e meios de comunicação social.

Desde 2008 membro do Conselho Consultivo da Sociedade de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Gaia, Joaquim Massena considera que a reabilitação tem vindo a ser vulgarizada e diversas vezes confundida com demolição massiva de todo o interior do edificado, deixando unicamente a fachada.

Produtos e Serviços

Projectos, Arquitectura, Urbanismo, Planeamento, Conservação, Restauro, Reabilitação, Requalificação, Raíz, Património, Consultoria, Peritagens.

A. Atelier Arquitecto Joaquim Massena, Lda.

A. Atelier Arquitecto Joaquim Massena, Lda.

Centro Histórico do Porto, Rua de Trás, 108

4050-614 PORTO

223759814 - 220160686

info@joaquimmassena.com

Principal actividade
Arquitectos

Website Peça-nos um orçamento